terça-feira, 29 de junho de 2010

Itaimbezinho

O Parque Nacional dos Aparatos da Serra é famoso por sua exuberância. Nele podemos encontrar o cânion do Itaimbezinho, que em Tupi-Guarani significa: Ita= pedra e Aí'be= afiada.

O cânion possui cerca de 5.800 metros de extensão por até 2.000 metros de largura. As escarpas rochosas podem ter até 720 metros de altura.





A presença de araucácias é marcante por toda a região. Anteriormente as florestas deste tipo foram fortemente desmatadas, em função da qualidade de sua madeira, porém hoje a espécie é protegida por lei federal.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Usina do Gasômetro

Localizado à beira do Guaíba, o prédio abrigou a antiga Usina Termoelétrica da cidade entre 1928 e 1974. Desde 1991, é um dos mais importantes centros culturais do Rio Grande do Sul. Sua chaminé, de 117 m, que serve de referência geográfica e arquitetônica, foi tombada pelo município em 1982. Já o prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1983.


Fonte: Acervo Porto Alegre Turismo




Sua imagem refletida nas águas calmas do Lago Guaíba, em uma manhã de outono, é um espetáculo de imensa beleza .



Ilha do Presídio

Eis que surge no meio do Lago Guaíba, entre as praias de Ipanema (Porto Alegre) e da Alegria (Guaíba), a Ilha do Presídio ou Ilha das Pedras Brancas.
Esta pequena ilha, formada por rochas graníticas, foi palco de inúmeros fatos que marcaram a rica história do Rio Grande do Sul.


Hoje está abandonada, mas poderia ser usada como ponto turístico e espaço para Educação Ambiental.


Para saber mais, acesse:

Fotos Rafael Daudt

http://www.popa.com.br/docs/cronicas/ilha_do_presidio.htm

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2529258.xml


http://www.maisimagens.com.br/Fotos/Detalhes.asp?Act=Add&Cod=4037



domingo, 20 de junho de 2010

Arroio Chuí

O Arroio Chuí localiza-se no extremo sul do Brasil, fazendo no seu quarto final, divisa com o Uruguai. Possui cerca de 60Km de extensão e origina-se nas áreas alagadas ao sul das Lagoas Mirim e Mangueira, comunicando-se com o oceano através de um canal de 60m de largura, delimitado pelos molhes da barra.

Possui pouca largura, fraco declive, areais de baixa porosidade, assemelhando-se a um canal recentemente cavado na areia (Rambo, 1956). Devido a dinâmica do curso d'água sua desembocadura foi fixada em 1976.

Sobre a ictiofauna da área estuarina do Arroio Chuí acesse:
http://www.lei.furg.br/atlantica/vol20/2597.htm

terça-feira, 15 de junho de 2010

História de Pescador - 1

A pesca do bagre, ou lance do bagre como é conhecida no litoral do Rio Grande do Sul, é um evento tradicional da comunidade de pescadores do litoral Norte.
Na década de 1930, as imagens abaixo registram os pescadores em atividade no estuário do Rio Tramandaí, utilizando pequenas embarcações. São retratados ainda,o produto final da atividade e a participação de homens e meninos de diversas faixas etárias.








Fonte das imagens: Acervo do Museu Histórico de Tramandaí.

sábado, 12 de junho de 2010

Vista a partir do Morro da Borússia, Osório - RS



É de rara beleza a vista que se tem a partir do Morro da Borússia, Osório - RS.
De lá é possível ver parte do rosário de lagoas que estende paralelamente a linha da costa no litoral Norte do RS.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Rio Tramandaí e a Guerra dos Farrapos

Os farroupilhas, impossibilitados de acessar o mar por Rio Grande, buscam uma nova e criativa maneira de solucionar o problema: construíram embarcações e as deslocaram, por terra, até chegar a desembocadura do Rio Tramandaí, por onde lançaram-se nas águas do Oceano Atlântico, afim de consquistar Laguna.

Conforme Lígia Gomes Carneiro, Garibaldi disse numa reunião do alto comando farroupilha:

"Não existe a menor dificuldade na expedição por mar a Laguna. Mande-me o general alguns carpinteiros e a madeira necessária para a construção de quatro grandes rodados e cem juntas de bois carreiros para a tração das rodas, e eu farei transportar os lanchões até Tramandaí, se Deus quiser".

Segundo a autora, ele levou os dois lanchões até o rio Capivari cerca de dois quilômetros adentro antes de sua foz na Lagoa dos Patos, e em menos de sete dias comandou a montagem dos rodados e das pranchas sobre as quais os lanchões foram colocados, para serem movimentados por terra até Tramandaí. Eles foram puxados cada um por juntas de cem bois.

Em Tramandaí, após reparos rápidos que não levaram três dias, os lanchões foram lançados no rio Tramandaí e dali seguiram para o mar e para o ataque às forças imperiais que estavam acantonadas em Laguna. Entre o rio Capivari e o rio Tramandaí, através de campos, areais e banhados, foram percorridos cerca de cem quilômetros entre os dias 5 de junho pela manhã e a tardinha do dia 11 desse mês, sem que as forças imperiais tivessem a mínima suspeita do que estava acontecendo.

Tramandaí, fragmentos de sua história

O próprio nome do município faz referência a importância do rio para os primeiros habitantes da região, os Tupi-guaranis (Taraman/ Tramandi/ Termandi/ Tramandai/ Taramandahy/ Tamandatay/ Tramadahy/ Tramandaí = rio dos meandros; rio do roedor; lugar onde se cerca para colher - pescar com redes).

A ORIGEM

(...) “Somente amanhã atravessaremos o Rio Tramandaí, em cujas margens chegamos muito tarde. Encontramos à margem desse pequenos rio uma espécie de cabana coberta de caniços, onde se amontoa uma dúzia de pessoas (...). (...) Dos homens que vi ontem apenas um reside ordinariamente no local (...) passaram todo o dia a se aquecerem, a cozinhar e a comer peixes. São todos homens brancos, mostram ser boas pessoas, cultivam a terra e parecem muito pobres.” (Auguste de Saint-Hilare em Viagem ao Rio Grande do Sul, 1820-1821)

(...) “A pequena aldeola tem umas 100 casas, todas de madeira, cobertas de tiririca-do-brejo, baixas e originais, onde se aloja uma pequena população de pescadores. Para os banhistas, há existem dois hotéis, ambos construídos segundo a norma das outras casas: paredes de tábuas e tetos de palha. (...) A vila se estende sobre um braço de terra que fica apertado entre o Atlântico e a Lagoa de Tramandaí. A pesca do bagre e o seu preparo para a exportação, constituem a ocupação única da massa dos habitantes, que têm, nos lagos da vizinhança, um farto viveiro. (...) Algumas vezes aparecem tainhas e miraguaias (...). Assim não precisam os pescadores arriscar as pequenas canoas sobre as ondas vultuosas de um mar temeroso. A pesca é fácil e segura nas águas mansas das lagoas fartas. (...) Ao lado de um vasto depósito acham-se grandes varais sobre os quais o peixe seca, depois de salgado em açougue que deita para a lagoa e ao qual as canoas podem encostar.” (Roquete Pinto em Relatório da Excursão ao Litoral a à Região das Lagoas do Rio Grande do Sul, início do século XX).

“Tramandaí é uma faixa de terra estreita, situada entre o Atlatico, de um lado, e a Lagôa e Rio Tramandaí, de outro.
Este rio, desemboca no oceano, por uma barra que, infelismente, como todas as barras do nosso litoral, avança diariamente para o norte. Este afastamento é acompanhado do notavel fenomeno de diminuição sucessiva de profundidade da referida barra, dificultando assim a entrada do peixe e ocasionando a escassez do produto, o que reflete de modo desastroso na vida e economia da população ribeirinha.
Esta aflitiva situação se desenvolve numa progressão crescente, durante um periodo de seis a oito anos, até que a barra se fecha completamente, provocando o cumulo das aguas que já não correm mais. Rio e Lagôa crescem de volume; a agua transbordada se espraia, força uma saida e rebenta então no lugar antigo, profunda, larga, correntosa. O peixe entra em cardumes inumeraveis, num tumultuoso atropelo, em demanda da Lagôa ampla e espaçosa. A Colonia entra tambem em franca atividade, mobilizem-se os homens do mar, reuni-se os engenhos de pésca, redes, linhas, canoas, etc. E a éra de prosperidade. A riqueza entra-nos portas a dentro, a alegrai envade os nosso lares. Mas, logo após inicia-se o novo ciclo do fenomeno, a barra reecéta a sua nefasta marcha para o norte. Ela se afasta e a miseria se avisinha de nós” (Cap. Accacio Ferreira de Oliveira, prefeito de Conceição do Arroio, em ofício de 17 de março de 1934 ao Engenheiro Secretário do DEPRC - redação mantida conforme documento original).

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Complexo Lagunar Tramandaí-Armazém


É uma área com características estuarinas, em que a água doce proveniente do Rio Tramandaí e da Lagoa das Custódias, encontra-se com o Oceano Atlântico.